domingo, 5 de agosto de 2007

Chocolate...


O chocolate é um alimento encontrado na forma pastosa e de bebida doce ou amarga, feito a partir do cacau; antes dos espanhóis chegarem às Américas, os astecas já conheciam as favas de cacau. Com elas, faziam um líquido escuro que chamavam de tchocolatl. Em 1502, a ilha de Guanaja, habitada pelos astecas, povo místico e religioso, recebeu a esquadra de Colombo. O navegador foi um dos primeiros europeus a provar o sabor do chocolate. A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP desenvolveu um chocolate à base de cupuaçu que pertence à mesma família do cacau.

O chocolate é um alimento popular que tem conhecido diversas formas de apresentação. Pode ser bebido (chocolate em pó) com leite, ou em tabletes. Neste caso é apresentado em muitas versões: ao leite (em Portugal diz-se chocolate de leite), branco, meio amargo, com amêndoas ou avelãs, com ou sem recheio, etc., variando em função do acréscimo em partes diferentes de seus componentes individuais e assim, varia também seu valor calórico, que em qualquer dos casos é elevado.

• O chocolate amargo é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas.
• O chocolate preto deve usar um mínimo de 35% de cacau, segundo as normas europeias.
• O chocolate ao leite ou chocolate de leite leva na sua confecção leite ou leite em pó. As normas europeias estabelecem um mínimo de 25% de cacau.
• A couverture é o chocolate rico em manteiga de cacau, utilizados pelos profissionais chocolateiros, como a Valrhona, Lindt & Sprüngli, e outros, com mais de 70% de cacau, e gordura de cerca de 40%.
• O chocolate branco é feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha. Inventado na Suíça após a I Guerra Mundial, só foi divulgado nos anos 80 do século XX pela Nestlé.

Os chocólatras são aqueles que são viciados em chocolate. A sociedade aceita o chocólatra normalmente, alguns levam isso na brincadeira, porém não é. O fator que determina o comportamento humano são as emoções; se a pessoa mantiver-se emocionalmente bem, não cairá no vício. O chocolate atrai as pessoas com tanta facilidade pelo simples fato dele animá-las. Isso acontece porque o chocolate estimula a produção de serotonina (substância do cérebro que melhora o humor das pessoas) e evita a oxidação e a deterioração das células.

É isso pessoal, chocolate é bom mais não vamos exagerar porque tudo que é de mais faz mal.


Obs: EU AMO MUITO MUITO MUITO CHOCOLATE...

8 comentários:

Mariane Monteiro disse...

Caraca, impressionante. Foi só ler sobre chocolate q eu voei no meu armário e lembrei da minha barra q tá lá me esperando!!!!!Adooooooooooorooooooooooo!!!!!!!Parabéns pelo post! abraço.

MaxReinert disse...

huahuahuahuahua... obrigado pelas informações... agora já tenho noção do que coloco compulsivamente boca a dentro todo dia!!!
huahua;;;; []'s

Jullyana Albuquerque disse...

Nunca fui compulsiva com chocolate. E como quase nunca tenho oportunidade de comer um, avanço sem misericórdia!

Negão Internauta disse...

Pois é, para fugir das coisas boas da vida, eu só dou uma dica: Use todas ao mesmo tempo (exceto drogas ilícitas).

Puxa, transar comendo chocolate, tomando cerveja e ouvindo música boa deve ser tão bom a ponto de ficar ruim, hehehe


Abraços e procure um tratamento adequado.

Anônimo disse...

Oi Raul!
Gostei do seu post sobre chocolates!
Estou também enviando aqui um convite, vc gostaria de ser afiliado ao meu blog?
Estou começando agora e gostaria de divulgá-lo em blogs interessantes.
Aguardo respostas.
Bjinhus.

Filipe Gatti disse...

Cara, que fome...
Esse tipo de post me deixa com bastante fome, e fome de doce!
E EU NÃO POSSO COMER DOOOCE!
Por quê?
Ah, tô tentando emagrecer hehe!

Mas é real, eu sabia que o chocolate produzia alguma parada que deixava você bem (claro que não decorei o nome do negócio).
Mas... você sabe como é...

Dou preferência a boa e velha 6,9-tetra-hidro-canabinol.

Hehe!

Anônimo disse...

Ai ai ai...
Pra vc, chocolate,
Pra mim: A segunda maior maravilha do mumdo!
Vc ñ sabe como aquela imagem me deu vontade d comer chocolate!

Ps: Vlw pelo post, vc ta d parabéns!

Bjos no seu coração!
;***

por Denilson d'Almeida disse...

Gostei do texto sobre chocolate. Quando eu participava do Blog Estação Saúde. Produzi uma matéria sobre os benefícios do chocolate. Parabéns pelo blog, bem legal!